Glöckler Porsche


Glöckler

Sob o nome Glöckler-Porsche, o negociante de automóveis de Frankfurt Walter Glöckler produziu no período pós-guerra sete carros esportes, baseados em grande parte, nos componentes dos modelos Volkswagen e Porsche.

O Glöckler-Porsche 1500 Super 1953 é considerado como o antecessor do Porsche 550.

 

História da empresa

Em 20 de abril de 1884 nasceu Otto Glöckler em Neckarsulm, Alemanha, e começou, como muitos outros pilotos bem sucedidos desta geração pioneira, a sua carreira como ciclista, passando na virada do século a competir também com motocicletas. A fabrica de bicicletas e motocicletas NSU logo percebeu seu talento e lhe cedeu uma moto de fábrica com a qual ele teve muitas vitórias, gerais e na sua de classe. Em 1911 foi-lhe Otto assumiu a area de vendas da NSU em Frankfurt. Em 1919 Otto abriu um comércio de bicicletas e motos e logo a seguir passou a vender automóveis.
Os primeiros carros vendidos pela empresa foram modelos das marcas NSU e BMW, posteriormente a rmpresa passou a vender a modelos Hanomag, e pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial a Glöckler passou também a comercializar os modelos KdF-Wagen. Após a guerra a Glöckler foi um dos primeiros distribuidores para a marca Volkswagen. No dia 17 de março de 1950, duas semanas antes da Porsche construir seu primeiro Porsche 356, a Otto Glöckler e seu filho Walter Glöckler assinaram um contrato com a Porsche, passando a ser a primeira revenda Porsche. Atualmente a empresa representa a Porsche, e os outros representantes da marca foram vendidos em uma transação a Volkswagen AG em 2006.

Walter Glöckler, filho de Otto Glöckner, nasceu em 15 de dezembro de 1908 em Frankfurt, e dele herdou o interesse pelos automóveis. Com 19 anos, em 1927, Walter Glöckler venceusua primeira corrida em Nürburgring com uma motocicleta NSU de 250cc. A empresa de Otto e Walter cada vez mais dirigia seu foco para os automóveis e a migração das competições de motocicletas para os automóveis foi inevitável para Walter, que passou a competir com carros Hanomag, obtendo uma longa lista de vitórias.
Em 1937, ele participou com seu amigo Fritz Sittig Enno Werner Freiherr von Hanstein, mais conhecido como Huschke von Hanstein, que mais tarde tornou-se gerente de competições da da Porsche, do Rally do Marrocos com um Hanomag de 1,5 litros, e depois de quase 5.000 quilômetros cansativos foi o vencedor da classe na sua classe. Outras vitórias no mesmo ano, foram na corrida de resistência Liège-Roma-Liège, Lake Balaton e do Grand Prix de subida de montanha da Alemanha, em Freiburg.

Walter foi convocado durante a Segunda Guerra Mundial como um soldado, e em seu retorno a Frankfurt em 1945, encontrou apenas escombros. Após uma operação de reconstrução da empresa, e firmemente ligado à empresa Volkswagen, em 1948 a empresa possuía em torno de 100 funcionários. Paralelamente à reconstrução e expansão da empresa Walter Glöckler sempre viu o enorme potencial da participação em competições.

Em seu tempo livre, ele participava de competições de motos e de automóveis. Em 1948 ele, juntamente com seu gerente Hermann Ramelow, projetaram e construíram seu primeiro carro para competição e até 1954, mais seis modelos foram construídos, nos quais a grande característica era seu pequeno peso. Eles foram usados ​​com sucesso na Alemanha e nos Estados Unidos. Inicialmente, não houve nenhuma relação entre os carros construídos por Glöckler e a Porsche, os modelos foram construídos pela Glöckler por sua própria iniciativa, principalmente para sua própria participação em competições. Após os carros Glöckler terem obtido algum sucesso, a Porsche assumiu os projetos e passou a desenvolver um carro próprio, o modelo Type 550.
Com o número de interessados em carros Porsche sempre crescente, em 1962 o Centro Porsche de Frankfurt na rua Hanauer Landstrasse 264 foi expandido. Ao longo dos anos seguintes a empresa começou a ter limitações de espaço e por isso, na década de oitenta, foi feita a construção de um novo centro de Porsche. Em 1990, a empresa mudou-se para as novas instalações na 220a Hanauer Landstrasse.
No mesmo local, construído de acordo com as especificações e orientações da Porsche, surgiu o Centro de Frankfurt no ano de 2005. O impressionante edifício novo foi aberto em 01 de abril de 2005, 55 anos após a conclusão do contrato da Glöckler com a Porsche..
A Otto Glöckler Sportwagen GmbH ainda existe. Hoje, ela dirige o Centro Porsche em Frankfurt, e em 2014 iniciou uma nova operação, o Centro Porsche de Bad Homburg, em Oberursel.
 

 
Carros

Walter Glöckler era também piloto, e após produzir em 1948 um primeiro carro com mecânica Hanomag, e conhecendo o trabalho do Dr. Ferdinand Porsche com os carros Auto Union e Cisitalia Grand Prix, ele viu o potencial contido no primeiro projeto pós-guerra do Dr. Porsche, o modelo 356.

Os Glöckler-Porsches eram "especiais" Na medida em que foram sendo construídos a mão, um após o outro, incorporando melhorias sobre a versão anterior. Os dois primeiros Glöckler-Porsches foram desenhados por Hermann Ramelow, que utilizava 356 modificados anexando um chassis de tubos de seu próprio projeto. Ramelow era gerente gerla da Glöckler, e havia trabalhado antes da guerra com carros esportivos da Adler. Todos foram desenvolvidos nas oficinas da Glöckler, e apresentavam carrocerias de alumínio projetadas e construídas pela empresa de Frankfurt "Spengler C. W. Weidenhausen".

Os dois primeiros carros possuíam apenas um lugar, e tinham o motor e a transmissão "girados" a 180 graus, de modo que o motor fosse montado no meio do chassis, para melhor distribuição de peso. No entanto, ao trocar a localização do motor de posição traseira do motor 356 para a posição central, ocorreram problemas com o posicionamento da suspensão traseira também invertida, com as barras de tração localizadas na traseira do carro, ocasionando principalmente problemas de excesso de toe-in na frenagem. Como o problema não conseguiu ser totalmente solucionado nos dois primeiros carros, no terceiro carro foi utilizada a arquitetura original do chassis traseiro da Porsche.

Os primeiros Glöckler basearam-se na arquitetura Porsche 356 de pequena cilindrada. O motor de 1.086 cc utilizado no primeiro carro, permitiu que ao carro competir nas categorias de até 1.100 cc. Esses motores, que funcionam com gasolina, produziam apenas 50 cv. Com a utilização de álcool, o pequeno motor chegou a pouco mais de 60 cv. O segundo Glöckler-Porsche foi construído usando um motor Porsche de 1.500 cc que, novamente em álcool, chegou a mais de 80 cv. O terceiro Glöckler-Porsche também usou um motor Porsche de 1.488 cc, mas devido a modificações da fábrica da Porsche, ele atingiu 86 cv.

Os dois primeiros Glöckler-Porsches pesavam menos de 500 quilos. O terceiro, por ser um carro de dois lugares, construído sobre o chassis padrão do Porsche 356 Cabriolet, pesava pouco mais de 500 quilos.

Ferdinand. Porsche ficou impressionado com a qualidade do design, construção e desempenho dos carros de Glöckler, tanto que ele concordou em que eles fossem designados como Porsches, a fim de divulgar seus produtos. Além disso, o Dr. Porsche incorporou muitos dos elementos de design especiais da Glöckler na construção de seu primeiro carro de corrida, o Porsche 550.

A maioria dos estudiosos da Porsche concordam que foi o comerciante americano Max Hoffman, que convenceu o Dr. Porsche para construir o Porsche 356 Speedster, por ser um modelo que iria se adequar ao mercado americano. Muitos também afirmam que ele fez isso por ter ficado muito ele impressionado com o Glöckler-Porsche #3 que ele comprou do importador suíço da Porsche, Hans Stanek e o levado para competir nos Estados Unidos.

Walter Glöckler faleceu em 04 de janeiro de 1988 com a idade de 79 anos.


Os nomes dados para cada um dos veículos variam conforme a fonte utilizada. Numa publicação recente, a Otto Glöckler Sportwagen GmbH apresentou os veículos na ordem em que foram fabricados, e esta é a que utilizamos:

1. Hanomag Eigenbau (1948)

2. Glöckler Porsche 01 - 1100 (1950)

3. Glöckler Porsche 02 - 1500 (chassis 10477) (1951)

4. Glöckler Porsche 03 - 1500 - chassis Porsche (1952)

5. Glöckler Porsche 04 - 1100 Roadster (1953)

6. Glöckler Porsche 05 - 1500 Super (1953)

7. Glöckler Porsche 06 - Coupé (1954)


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