Glöckler Porsche Glöckler Sob o nome Glöckler-Porsche, o negociante de automóveis de Frankfurt Walter Glöckler produziu no período pós-guerra sete carros esportes, baseados em grande parte, nos componentes dos modelos Volkswagen e Porsche. O Glöckler-Porsche 1500 Super 1953 é considerado como o antecessor do Porsche 550.
História da empresa
Em 20 de abril de 1884 nasceu Otto Glöckler em Neckarsulm, Alemanha, e começou,
como muitos outros pilotos bem sucedidos desta geração pioneira, a sua carreira
como ciclista, passando na virada do século a competir também com motocicletas.
A fabrica de bicicletas e motocicletas NSU logo percebeu seu talento e lhe cedeu
uma moto de fábrica com a qual ele teve muitas vitórias, gerais e na sua de
classe. Em 1911 foi-lhe Otto assumiu a area de vendas da NSU em Frankfurt. Em
1919 Otto abriu um comércio de bicicletas e motos e logo a seguir passou a
vender automóveis.
Walter Glöckler, filho de Otto Glöckner, nasceu em 15 de dezembro de 1908 em
Frankfurt, e dele herdou o interesse pelos automóveis. Com 19 anos, em 1927,
Walter Glöckler venceusua primeira corrida em Nürburgring com uma motocicleta
NSU de 250cc. A empresa de Otto e Walter cada vez mais dirigia seu foco para os
automóveis e a migração das competições de motocicletas para os automóveis foi
inevitável para Walter, que passou a competir com carros Hanomag, obtendo uma
longa lista de vitórias. Walter foi convocado durante a Segunda Guerra Mundial como um soldado, e em seu retorno a Frankfurt em 1945, encontrou apenas escombros. Após uma operação de reconstrução da empresa, e firmemente ligado à empresa Volkswagen, em 1948 a empresa possuía em torno de 100 funcionários. Paralelamente à reconstrução e expansão da empresa Walter Glöckler sempre viu o enorme potencial da participação em competições.
Em seu tempo livre, ele participava de competições de motos e de automóveis. Em
1948 ele, juntamente com seu gerente Hermann Ramelow, projetaram e construíram
seu primeiro carro para competição e até 1954, mais seis modelos foram
construídos, nos quais a grande característica era seu pequeno peso. Eles foram
usados com sucesso na Alemanha e nos Estados Unidos. Inicialmente, não houve
nenhuma relação entre os carros construídos por Glöckler e a Porsche, os modelos
foram construídos pela Glöckler por sua própria iniciativa, principalmente para
sua própria participação em competições. Após os carros Glöckler terem obtido
algum sucesso, a Porsche assumiu os projetos e passou a desenvolver um carro
próprio, o modelo Type 550. Walter Glöckler era também piloto, e após produzir em 1948 um primeiro carro com mecânica Hanomag, e conhecendo o trabalho do Dr. Ferdinand Porsche com os carros Auto Union e Cisitalia Grand Prix, ele viu o potencial contido no primeiro projeto pós-guerra do Dr. Porsche, o modelo 356. Os Glöckler-Porsches eram "especiais" Na medida em que foram sendo construídos a mão, um após o outro, incorporando melhorias sobre a versão anterior. Os dois primeiros Glöckler-Porsches foram desenhados por Hermann Ramelow, que utilizava 356 modificados anexando um chassis de tubos de seu próprio projeto. Ramelow era gerente gerla da Glöckler, e havia trabalhado antes da guerra com carros esportivos da Adler. Todos foram desenvolvidos nas oficinas da Glöckler, e apresentavam carrocerias de alumínio projetadas e construídas pela empresa de Frankfurt "Spengler C. W. Weidenhausen". Os dois primeiros carros possuíam apenas um lugar, e tinham o motor e a transmissão "girados" a 180 graus, de modo que o motor fosse montado no meio do chassis, para melhor distribuição de peso. No entanto, ao trocar a localização do motor de posição traseira do motor 356 para a posição central, ocorreram problemas com o posicionamento da suspensão traseira também invertida, com as barras de tração localizadas na traseira do carro, ocasionando principalmente problemas de excesso de toe-in na frenagem. Como o problema não conseguiu ser totalmente solucionado nos dois primeiros carros, no terceiro carro foi utilizada a arquitetura original do chassis traseiro da Porsche. Os primeiros Glöckler basearam-se na arquitetura Porsche 356 de pequena cilindrada. O motor de 1.086 cc utilizado no primeiro carro, permitiu que ao carro competir nas categorias de até 1.100 cc. Esses motores, que funcionam com gasolina, produziam apenas 50 cv. Com a utilização de álcool, o pequeno motor chegou a pouco mais de 60 cv. O segundo Glöckler-Porsche foi construído usando um motor Porsche de 1.500 cc que, novamente em álcool, chegou a mais de 80 cv. O terceiro Glöckler-Porsche também usou um motor Porsche de 1.488 cc, mas devido a modificações da fábrica da Porsche, ele atingiu 86 cv.
Os dois primeiros Glöckler-Porsches pesavam menos de 500 quilos. O terceiro, por
ser um carro de dois lugares, construído sobre o chassis padrão do Porsche 356
Cabriolet, pesava pouco mais de 500 quilos. A maioria dos estudiosos da Porsche concordam que foi o comerciante americano Max Hoffman, que convenceu o Dr. Porsche para construir o Porsche 356 Speedster, por ser um modelo que iria se adequar ao mercado americano. Muitos também afirmam que ele fez isso por ter ficado muito ele impressionado com o Glöckler-Porsche #3 que ele comprou do importador suíço da Porsche, Hans Stanek e o levado para competir nos Estados Unidos. Walter Glöckler faleceu em 04 de janeiro de 1988 com a idade de 79 anos. Os nomes dados para cada um dos veículos variam conforme a fonte utilizada. Numa publicação recente, a Otto Glöckler Sportwagen GmbH apresentou os veículos na ordem em que foram fabricados, e esta é a que utilizamos: 2. Glöckler Porsche 01 - 1100 (1950) 3. Glöckler Porsche 02 - 1500 (chassis 10477) (1951) 4. Glöckler Porsche 03 - 1500 - chassis Porsche (1952) 5. Glöckler Porsche 04 - 1100 Roadster (1953) 6. Glöckler Porsche 05 - 1500 Super (1953) 7. Glöckler Porsche 06 - Coupé (1954)
Os carros Glöckler participaram de pouco mais de 100 competições entre 1950 e 1955. * * * |