Substitutos para o Interlagos

 

"Alpine" - 1964 / 1966

Em 1964, A Willys, já com vistas a atualizar o Interlagos, montou no Brasil três carros que ficaram conhecidos como "Alpine". Na verdade eram carrocerias de berlineta modificadas, com uma traseira semelhante a do Alpine francês, e utilizavam motor do R8 francês, e mais alguns componentes importados.

Dois dos carros foram destinados para a Equipe de competição da Willys. Estes dois Alpines foram modificados estéticamente em 1967, quando da aquisição da Willys pela Ford, passando a chamar-se "Mark I".

O terceiro carro, na cor azul escuro com interior vermelho, passou a ser utilizado pelo Presidente da Willys, Sr. William Max Pearce. A idéia era que o modelo fosse posteriormente equipado com o motor de 1.300cc, em desenvolvimento na época e que viria a equipar o Corcel, ainda "Projeto M" na época, e assim dar continuidade ao Interlagos, o que acabou não acontecendo pela aquisição da  Willys pela Ford. Este carro foi apresentado no V Salão do Automóvel em dezembro de 1966, com os logotipos "Interlagos", e posteriormente foi adquirido pelo publicitário Mauro Salles.

 

   

 

Imagens de matéria da revista "Mecânica Popular"


V Salão do Automóvel, 1966, vendo-se em primeiro plano o Interlagos Berlineta modelo 1966,

em segundo plano o "Alpine", e mais ao fundo o Fórmula III "Gávea".


Pelas fotos abaixo do interior do carro, mais recentes, pode-se ver que em algum momento o carro teve alterações no painel (relógios, rádio, interruptores), perdeu os apoios para cabeça, e o volante foi substituído. Percebe-se também que o motor não é mais o do R8, mas sim o do Corcel. Possivelmente esta alteração tenha sido feita ainda dentro da própria Willys.

 

 

 


O carro no Encontro "Brazil Classics Fiat Show", Araxá, de 2004.

 


Anúncio - Em agosto de 2016 o carro foi anunciado para a venda, através do site lartdelautomobile.com.br

   

   

   

   

   


Primeiro carro

O Primeiro dos três carros, que foi destinado para a equipe Willys. A tomada de ar dianteira nos carros de competição foi posteriormente modificada. No terceiro carro, o radiador foi montado na parte traseira do carro, junto a grade, e não na posição central como nos Interlagos de série.Este terceiro carro é o carro acima.

Revista Auto Esporte Nº 1, Novembro/1964, página 41 - ""Protótipo Interlagos"

Comentário do site:

Várias publicações comentam terem sido "importados" três Alpines, outras que teria sido importado apenas um Alpine e então feitas as duas cópias. Na verdade os três "Alpines" foram modelados a partir do molde do Interlagos berlineta. Note-se que na traseira foram reproduzidas as linhas do Alpine A-110, na França substituto do Alpine A-108 . As dimensões do Alpine A-110 são totalmente diferentes do A-108, do qual o Interlagos é a versão brasileira, ou seja os Alpine A-110 nada tem a ver com os "Alpine" brasileiros. A parte da frente dos "Alpines" brasileiros é única, e difere totalmente do Alpine A-108, já que sofreu profundas mudanças em 1964, assim como do Alpine A-110, que difere totalmente do A-108, como já citado. 


Os Alpine de competição

Abaixo imagens dos dois "Alpines" importados e utilizados pela Equipe Willys, e posteriormente transformados nos "Mark I", quando da aquisição da Willys pela Ford.

  

"Mark I" - Ford


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