Réplica Fitti-Vê  

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Concepção


Réplica Fitti-Vê 2010 ( 43 anos depois )

Desde Janeiro de 1967, quando nos meus 15 anos adquiri uma revista Auto Esporte (foto) em que na capa apareciam dois Formulas Vê, um Fitti e um Aranae, sonhava com um Fitti-Vê.

Em 2008 a idéia de ter um Fitti-Vê tomou corpo, e face a impossibilidade de localizar um carro original, parti para a idéia de uma réplica. Após longa pesquisa nas revistas da época, estudo de imagens, principalmente do carro do Paulo Trevisan (Museu do Automobilismo Brasileiro - Passo Fundo), e a localização de um chassis em estado totalmente inaproveitável (pelo menos 20 anos "no tempo"), mas útil quanto às medidas e estrutura do carro, parti para o projeto e desenvolvimento.

A partir do chassis original, foram levantadas as medidas e reproduzido o desenho do chassis. Foi feita uma pesquisa nas revistas e matérias da época, a fim de melhor entender a estrutura do chassis e conhecer seus detalhes, de onde se originou este site. Vários detalhes foram difíceis de serem entendidos, tais como pedaleira e trambulador, face as poucas fotos existentes. A partir dos desenhos o chassis foi construído.

A mecânica foi relativamente fácil, pois trata-se de mecânica VW 1200. Alguns componentes não são mais muito fáceis de serem localizados, mas motor caixa e suspensão adquiridos, foram restaurados com peças novas.

Certamente a parte mais trabalhosa foi o desenvolvimento da carenagem em fibra. Foram feitos moldes em papelão, alumínio, poliuretano, etc. Apesar de se tratar de uma carroceria de linhas relativamente simples, a obtenção de um resultado que reproduzisse ao máximo o desenho original foi bastante trabalhosa. A parte mais difícil certamente foi a carenagem do motor, que possui um desenho bastante elaborado. Após várias tentativas, chegamos à um desenho que acreditamos muito próximo do original. Note-se que dois tipos de carenagem do motor foram utilizados nos Fitti-Vê, sendo que a utilizada neste carro foi a dos primeiros carros.

A parte de detalhes foi objeto de larga pesquisa em material da época. Presilhas das carenagens, cubo da direção, direção, alavanca de marchas, escapamento, etc. Todos os itens foram reproduzidos buscando a sua aparência o mais próximo possível do original, alguns tendo que ser produzidos mais de uma vez. Note-se que os carros na época tinham diferenças entre si, fruto de evolução, modificações e melhorias promovidas pelas equipes na busca de melhores resultados, e por vezes fica bastante difícil de definir exatamente como era um determinado carro em todos os seus detalhes. Muitos carros apresentaram diferenças a cada corrida de que participavam, destaque-se entre estes os próprios carros da equipe Fittipaldi, que aproveitavam seus carros para desenvolvimento.

Enfim, um projeto que era para levar 6 meses, e acabou levando praticamente dois anos, mas com um resultado que me agradou, e me trouxe muita satisfação. O carro está pronto, e daqui para a frente é rodar.

A carroceria por suas modificações ficou com o peso um pouco acima do esperado (devido à um toque italiano acrescido à mesma, massa......), mas a partir desta carroceria pronta, faremos um molde a fim de produzir as partes da carroceria com menor peso. Possuímos também o gabarito do chassis e os desenhos de todas as peças foram sendo atualizados durante o desenvolvimento do carro, o que permite a produção de outros carros, agora de forma mais fácil e rápida, para algum outro maluco que tenha interesse em um brinquedo destes.

Neste carro optamos por utilizar uma das pinturas utilizadas por José Carlos Pace, quando na equipe Lemar. Identificamos pelo menos 4 pinturas diferentes para o carro do Pace, mas tivemos que optar por uma. Além disto o carro de Pace utilizou no início tanque de combustível atrás do banco, e posteriormente os tanques dianteiros laterais. Alguns detalhes também variaram de corrida para corrida, como a tomada de ar do carburadores que teve três configurações, curta, longa, e em forma de "L". Esta pintura busca homenagear à José Carlos Pace, um piloto de extremo destaque no Brasil, na Fórmula 1, e em carros protótipos, muitas vezes esquecido, talvez por seu trágico falecimento muito cedo.

Não posso deixar de agradecer alguns amigos que apoiaram e possibilitaram a produção deste carro, citando com o risco de esquecer alguns à: Paulo Trevisam que me propiciou visita ao seu museu e fotos de detalhes de seu Fitti-Vê (único carro Fitti-Vê sobrevivente conhecido); Ricardo Cunha por valiosas contribuições para este site; Paulo Kurscher (um chato detalhista) pelo apoio e auxílio na construção do chassis e pelo escapamento; Élvio Sulimann pelo seu trabalho de fabricação do chassis; Augusto Schneider pelo apoio, por permitir a utilização de sua empresa para o desenvolvimento do chassis e ao Daniel pelos adesivos; Cláudio Wagner por seu trabalho em mecânica na especificação e montagem de motores, caixas de cambio, etc; e especialmente ao Eduardo Martinez, pelo seu belíssimo trabalho de fibra e acabamento da carroceria, apesar da sua tendência de tornar suas linhas o mais perfeitas possíveis com a utilização de latas e latas de massa; e principalmente minha esposa Marli, por agüentar minhas loucuras, por todo apoio que sempre tem me dado, por suportar o cheiro de thinner, tinta, óleo, graxa, ferramentas, peças, e pneus por mais de 20 anos (apenas com pequenas e justas reclamações). Obrigado à todos.

(Julho/2010) 


Equipe:

Pesquisa, projeto e montagem: Mário Luis Estivalét

Construção chassis: Élvio Sulimann 

Mecânica: Cláudio Wagner

Tornearia: Léo Born

Suspensão traseira e escapamento: Paulo Kurscher (Surdinão)

Carroceria: Modelagem - Mário Luis Estivalét

                   Fibra e pintura - Eduardo Martinez

Adesivos: Arte Virtual


Imagens da construção da réplica do Fitti-Vê

- Concepção                             - Preparação e pintura

- Construção do Chassis         - Montagem final

- Mecânica                                 - Carro pronto

- Carroceria                               - Carro na pista

- Detalhes                                  - Reportagens